quinta-feira, 1 de março de 2012

2012 É O ANO DA PANACEIA





Estamos nos auspícios do culto a deusa Panaceia que ocorrerá este ano em todos os municípios brasileiros, nos dias 7 e 28 de outubro. Digo isto porque na mitologia grega, Panaceia (ou Panacea em latim) era a deusa da cura. O termo Panaceia também é muito utilizado com o significado de cura universal ou a solução para todos os problemas.
Paneceia era neta de Apolo, filha de Asclépio (ou Esculápio para os romanos) e Lampécia, seu pai que se tornou deus da medicina teve outros filhos a saber, Íaso a curandeira, Higéia (de onde deriva a palavra higiene) e os dois lendários médicos Macáon e Podalírios. O nome Panaceia formou-se com a partícula compositiva pan (todo) e akos (remédio), em alusão ao fato de que ela era capaz de curar todas as doenças. Pois é exatamente este culto que está prestes a ser realizado neste ano eleitoral, aonde teremos candidatos na esfera municipal pleiteando vagas para o legislativo (vereadores) e para o executivo (prefeito). Haverá um festival de promessas panaceianas, soluções para todos os problemas aparecerão, a fórmula mágica é vote em mim, a televisão em canal aberto vira um horror é de enjoar os jingles seriam cômicos se não fossem tão escarnecedores do bom senso do eleitorado!
Contudo, nada nisto é novo, pois, somado ao histórico desafio de amadurecimento da consciência democrática brasileira tenho o desgosto de me deparar com a versão gospel dessa coisa. É nesse ano que o culto a panaceia é incorporado na liturgia da instituição religiosa (ou igreja se preferir) é nesse ano que o púlpito vira palanque e que o rebanho de Cristo é transformado em curral eleitoral. É neste ano que presenciaremos, e digo isso com muita dor, homens que cotidianamente se levantam para falar no Evangelho com paixão, intrepidez, ousadia e até demonstram estar entregues mas curvar-se-ão a panaceia em outubro! E por que? Vergonhosamente querem a “benção” do CC (o cargo de confiança) a simonia do mundo pós-moderno. Homens que deveriam estar zelando pelo povo de Deus, pois sobre os tais repousa esta incumbência (At 20.28-31; Hb 13.7,17). Estes serão transformados em cabos eleitorais, venderão a credibilidade do candidato para o rebanho ao preço do voto, não há projeto, não há lucidez social no processo, só a indicação do “sacerdote cabo eleitoral” em prol de sei lá o que mas isso não é relevante quem precisa saber? Não é o bem comum que é objetivado e sim o bem de alguns e alguns poucos, bem poucos.
Não estou demonizando o processo político, muito pelo contrário a cada dia que passa agradeço a Deus por estar vivendo em um regime democrático, entretanto, não aceito a forma como isso acontece no meu país e em especial na comunidade evangélica brasileira da qual faço parte.
O que gera em mim mais indignação e vergonha é que a panaceia na versão gospel não apresenta solução nenhuma é porque é, é tabu é decreto é dogma (e isso que nos ufanamos de não estar mais debaixo da obscuridade teológica do catolicismo), gente sem currículo de luta pelo bem comum vem e vai ser apresentada, digo, indicada, digo, empurrada goela abaixo e quem vai fazer o serviço sujo? Aqueles que tem o dever de cuidar, orientar, nutrir, conduzir ao caminho da maturidade (Ef 4.11-14) estes mesmos é que proporcionarão tudo para que aconteça o culto a panaceia. A pedofilia é um tema que tem embasbacado o mundo ultimamente, pois é, teremos uma enxurrada desta pratica em outubro, só que porém em uma apresentação institucional e isso dentro das instituições religiosas.
A instituição religiosa que leva o nome de igreja não existe para este fim antes ela é apenas a organização social e legal que deve viabilizar o trabalho da Igreja de Cristo ela (a instituição religiosa) deve ser um meio, um canal para a expressão do corpo de Cristo e não um fim em si mesma. Concordo com o Pr. Ariovaldo Ramos quando diz que a instituição religiosa trai a Igreja quando assume um papel que não é o seu.
Se tu está me achando radical eu até entendo, mas aprendi com Jesus a ter fome e sede de justiça (Mt 5.6) foi Jesus quem me ensinou a buscar a justiça (Mt 6.33) e Paulo, o apóstolo é quem ensina que a justiça é um dos elementos que definem o Reino de Deus (Rm 14.17). Não aceito a injustiça que é praticada em nome de Deus e com o povo de Deus, não sou conivente com ela e não me calarei covardemente como muitos estão fazendo!
Pastores ensinem os princípios do Evangelho e deixem que as pessoas que compõem o rebanho exerçam o seu direito democrático com discernimento, lucidez, com a mente de Cristo sem as manipulações sem o pano de fundo dos “interésses” escusos como costumava dizer o saudoso político gaúcho Leonel de Moura Brizola.
O culto a panaceia está ai mas que sejamos sóbrios e vigilantes e como disse Pedro: “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação de sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como que se entremete em negócios alheios; Mas se padecer como cristão não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?” (1Pe 4.12-17).
Precisamos de muito discernimento, lucidez e coragem para que a panaceia não continue sendo uma palhaçada aonde quem vai pagar a conta no final somos eu e tu.

David Sander Soares Pinheiro      

6 comentários:

  1. Comentamos eu e minha esposa ao ler seu texto caro amigo, disseste oque a grande maioria pensa e remoi em seus corações e mentes, mas por medo, indolência ou dormencia se cala, ficando a merce de tudo que lhes é empurrado guela abaixo mas graças a deus que ainda temos pessoas que se importam com o verdadeiro dono da conta e colocam a boca no trombone.abraço que Deus nos guie sempre.

    ResponderExcluir
  2. Bom,meu comentário a respeito do assunto anda na mesma linha que a do Senhor.Graças a Deus por isso.

    O problema disso é que alem de politica ser pregada em vez de evangelho,tratam como se os politicos fossem alguem santos,e dignos de todo o respeito.São autoridades sim,mas as promessas que são feitas nunca são compridas.Se desde os primordios da história cada promessa feita fosse comprida,estariamos num mundo perfeito.Quantos hospitais,quantas escolas,quantas rodovias foram prometidas e ate hoje,nada.
    Pensamentos anarquistas são tidos como errados,nada deve ser tão radical,mas não concordar com o que é visto é o certo.


    Como diz um amigo meu,Temos de ser profetas no sistema não do sistema..


    Graça e Paz e que Cristo seja o que guia a sua vida.

    ResponderExcluir
  3. caro irmao David Sander: esta mistura de misticismo religioso mais uma vez vem despertarmos para a realidade dos dias que estamos vivendo,em que as estrategias satânicas de corromper a igreja são as mesmas,(mudaram os métodos mas a ideologia é a mesma) como estamos estudando em nossa EBD as doutrina de Balaão dos Nicolaítas de Jesabel .a semelhança de esmirna,Pérgamo,Tiatira e Sardes,Satanas não sessa de atacar a igreja. que Deus continue te usando meu querido! graça e paz,um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bem escrito e pesquisado!Espero que alguém leia esse artigo e possa mudar de pensamento e confontrar a esses lobinhos coniventes de seus reinos igrejeiros e que talvez eles possam se arrepender e fechar o circulo vicioso da ansia do poder.
    Manda bala e continue exortando em amor!

    ResponderExcluir
  5. Concordo em gênero, número e grau com o irmão! Infelizmente é o que já acontece a alguns anos em nossas denominações. Também não demonizarei a politica, creio que uns são chamados para governar, porém igreja é igreja, e estado é estado!Sempre que ouve a fusão de ambos o diabo saiu ganhando(380 d.C O Cristianismo é fundido com o império Romano, isso oficialmente falando por que desde 313 d.C por meio de Constantino ele tronou-se lícito). Estamos muito parecidos com Laodicéia não achas meu irmão? Somos mornos! Abraço, em Cristo nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Bem,quando lemos a biblia no antigo testamento,podemos ver que quase que frequentemente o povo de Deus de um modo geral,se espelhava e andava de acordo com seus lideres,"se os lideres fossem tementes e obedientes a Deus,o povo tambem procurava assim ser,mas ,se os lideres fossem rebeldes o povo tambem tendia a rebeldia,logicamente que haviam ,como ainda hoje ha execoes no meio do povo de Deus.Com isso creio que fica facil entender o que quero dizer!!!Mas tambem temos que resaltar que infelizmente,nunca antes na historia da igreja tivemos uma geracao de crente tao corrupto e displicente em relacao as coisas de Deus como hoje temos na igreja,pessoas que sao verdadeiros fantoches,manipulados facilmente(nao vos deixeis levar em redor por doutrinas VARIAS e ESTRANHAS porque bom e que o coracao se fortifique com a GRACA e nao com manjares que de nada aproveitam aos que a eles se entregam)Temos que seguir o exemplo dos BEREANOS(ATOS 17) e nao nos conformarmos com as baboseiras que muitas vezes estamos ouvindo por .
    Deus os abencoe em nome de Jesus.

    ResponderExcluir