domingo, 22 de julho de 2012

Há Algo Maior que Seus Sonhos



Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24

Já faz alguns anos que a Teologia da prosperidade chegou ao Brasil. Foi muito bem vinda e recebida com euforia pela crentaiada que ingeriu a nova doutrina a grandes goles, sem ao menos respirar. Como uma grande sedutora, a velha meretriz americana, maquiada de donzela latina, não poupou a ninguém. Nem aos mais tradicionais, que cansados da velha e desbotada mensagem da cruz, decidiram deitar-se com ela e ouvir o sussurro encantador de sua voz: “Não abra mão de seus sonhos!”.

Checando os tais sonhos do terceiro mundo, chego a conclusão que, na verdade nem ao menos podem ser chamados assim. Casar-se, ter filhos, comprar uma casa própria, possuir um ou dois automóveis, concluir um curso superior, ter seu próprio negócio e construir uma casa na praia. Praticamente os mesmos anseios de toda a pessoa normal no Brasil e no mundo. Desde sempre. E pergunto: Daqui pra frente, trabalhando, estudando e economizando qual vivente não conseguirá isso por mais ateu que seja?

Os “grandes” objetivos dos novos evangélicos se resumem a enfeitar seu próprio umbigo. Sem nenhum outro propósito e alcance. São destinados a abençoar o casal, seus filhos e o cachorro. São tão lógicos que não serão notícia nem ao menos entre seus netos. E nunca transcenderão ou terão qualquer impacto além dos 200 metros quadrados do terreno aonde moram.

Se pensássemos nessas conquistas apenas como essências, seria natural, legítimo e bíblico. Mas parece que se tornou o fim e o sentido da vida para muitos. Para obter segurança na vida e conforto é que se oferta, dizima e se canta. Esperando por bençãos dessa categoria que se ora, se declara, sapateia, jejua e até pede perdão. E a ideia desse sofisma é mesmo essa: fazer-nos gastar a única vida que temos procurando estar tranquilos na velhice, deixar alguma coisinha para os filhos (que diga-se de passagem, nunca pediram isso) e queimarmos nossa única oportunidade de fazer a diferença para a glória de Deus.
Não esqueçamos que um dia seremos tão ricos e prospero quanto os europeus e americanos já foram. Esse é o curso natural para um povo tão trabalhador e uma terra tão cheia de riquezas naturais. E então, por quais motivos nossos filhos e netos estarão orando e por que precisarão buscar a Deus?

Faça com que sua vida e sua fé honrem o preço que custaram. E a única forma disso acontecer é vivendo além de você mesmo. Não descanse enquanto Deus não te der um motivo pelo qual vale a pena você ter nascido e deva gastar seus dias. Aprenda a orar dizendo ao seu criador que você será feliz com aquilo que ele julgar ser suficiente para você. Não esqueça que é impossível cuidar dos sonhos de Deus sem ao fim e ao cabo, se sentir plenamente satisfeito e completo.


Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
2 Timóteo 4:7-8 

Mauro Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário